Um menino de 11 anos quebrou o braço em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (5) e ao procurar atendimento na UPA da cidade, saiu com uma tala improvisada de papelão, após não encontrar ortopedista nem material adequado para imobilização.

O acidente
O acidente aconteceu enquanto o garoto andava de skate no centro da cidade. Levado pelos pais à UPA, ele passou por exame de imagem que confirmou a fratura, mas foi informado que não havia atendimento especializado em ortopedia disponível. Sem gesso ou outros insumos básicos, os profissionais improvisaram uma imobilização com pedaços de papelão presos por gaze, formando uma tipoia para sustentar o braço lesionado. Segundo os familiares, além da improvisação, o menino não recebeu medicação para aliviar a dor durante o atendimento.
Imagens do menino com o braço envolto em papelão viralizaram nas redes sociais. Moradores relataram que situações semelhantes já ocorreram em outras ocasiões, e afirmam que esse tipo de problema é recorrentes no atendimento de emergência naquela unidade.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou que a UPA não possui atendimento ortopédico e que a imobilização improvisada com papelão foi realizada para evitar agravamento da lesão até que o paciente fosse encaminhado ao pronto-socorro municipal, onde recebeu tratamento adequado no dia seguinte.
Por: Marcílio Telles
Publicado em: 11/01/2026 às 13h53
Deixe um comentário